30/06/2019
Acne é a doença que causa cravos e espinhas na pele. Para que ela se desenvolva, ocorrem quatro alterações da pele:
Entendendo as alterações da pele, é fácil explicar o que piora a acne. Por exemplo, não lavar o rosto diariamente ou não remover a maquiagem adequadamente piora a obstrução dos poros. Usar produtos inadequados para o tipo de pele e alterações hormonais pioram a oleosidade; espremer cravos e espinhas contamina ainda mais a pele com bactérias; sol, alimentação inadequada, medicamentos, stress, período pré-menstrual, aumentam a inflamação.
Muitos tratamentos estão disponíveis atualmente e são indicados de acordo com as causas da acne, o grau da doença, facilidade para o paciente e risco/benefício para a saúde. Há medicamentos de uso tópico (de passar) em sabonete, gel ou creme ou medicamentos de uso via oral (de tomar), como antibióticos e derivados da vitamina A (os retinoides). Nos casos com influência hormonal, como a chamada acne da mulher adulta, pode ser necessário regular o ciclo menstrual e pode ser útil acompanhamento ginecológico em conjunto com o dermatologista.
Beijos e não se esqueçam de passar filtro solar ☺
Dra. Flávia Trevisan
Médica dermatologista e Mestre em Medicina Interna | CRM/PR 31445 | RQE 16868
Verifique sempre no site do CRM (www.crmpr.org.br) se o seu médico tem especialidade registrada. É seu direito saber.
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Paraná, foi fundada em 28 de abril de 1952. Somos uma associação médica sem fins lucrativos, que tem o objetivo de congregar os médicos paranaenses que se dedicam à dermatologia. Atualmente contamos com mais de 680 dermatologistas associados e atuamos com forte estrutura de Educação Continuada (em EAD) e comunicação digital com nossos associados.
A SBD-PR trabalha diariamente a favor da valorização profissional do médico dermatologista.
Lauren Morais
Atual Presidente