Dezembro Laranja 2024

 01/12/2024

Tem um sol pra cada um. E várias formas de se proteger dele.

Cada pessoa tem uma relação singular com o sol. Ele está presente nos momentos mais felizes: na criança correndo pela areia, no gari que varre as ruas ao amanhecer, no turista que explora novas paisagens. Mas o sol, que tantas vezes ilumina nossas melhores memórias, também pode ser um narrador silencioso de uma luta invisível. Em 2024, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao completar 11 anos da campanha “Dezembro Laranja”, traz uma mensagem poderosa: “Proteger a pele é proteger a saúde”.

Com uma abordagem educativa e acessível, a SBD conscientiza a população sobre os cuidados necessários para evitar o câncer de pele. A campanha aborda a importância de hábitos preventivos, como o uso de protetor solar, e incentiva a população a realizar acompanhamento médico regular.

O dia do atendimento gratuito desse ano será em 7 de dezembro para orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele. A ação vai acontecer em mais de 100 postos espalhados pelo país, das 9h às 15h e contará com a presença de mais de 2000 dermatologistas voluntários. Participe!


O que é?

O câncer da pele é o câncer mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença. Ele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e pode ser subdividido em diferentes tipos:


Carcinoma basocelular (CBC)
É o tipo mais prevalente e surge mais frequentemente em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce. Costuma se apresentar como uma pápula vermelha, brilhosa, com uma crosta central, que pode sangrar com facilidade. 
Carcinoma Escamoso (CEC)
Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo e pescoço. Tem coloração avermelhada e pode se parecer com uma verruga ou uma ferida espessa e descamativa, que não cicatriza. 
Melanoma
O menos frequente dos cânceres da pele, o melanoma tem o mais alto índice de mortalidade. Apesar disso, as chances de cura são de mais de 90%, quando detectado precocemente. Costuma ter a aparência de uma pinta ou de um sinal em tons acastanhados ou enegrecidos, que mudam de cor, de formato ou de tamanho. 


Como se prevenir

Apesar dos fatores de risco, qualquer pessoa está sujeita a ter câncer da pele.
A melhor maneira de se proteger dessa doença, de manchas e de envelhecimento precoce é a prevenção:

Aplique protetor solar FPS 30 ou maior diariamenteUse camiseta e chapéuNão se esqueça dos óculos de sol com proteção UV

Evite o sol entre 9h e 15h

Consulte sempre um médico dermatologista

associado à SBD: www.sbd.org.br


Sinais que podem indicar câncer da pele

  1. A lesão na pele é elevada e brilhante, de cor avermelhada, acastanhada, rósea ou multicolorida e sangra facilmente.
  2. Uma pinta preta ou acastanhada que muda de cor, tem bordas irregulares e cresce.
  3. A mancha ou ferida não cicatriza e pode (ou não) apresentar coceira, crostas e sangramento.


Faça o download dos materiais da campanha AQUI!


TAGS

SBD-PR

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Paraná, foi fundada em 28 de abril de 1952. Somos uma associação médica sem fins lucrativos, que tem o objetivo de congregar os médicos paranaenses que se dedicam à dermatologia. Atualmente contamos com mais de 680 dermatologistas associados e atuamos com forte estrutura de Educação Continuada (em EAD) e comunicação digital com nossos associados.

A SBD-PR trabalha diariamente a favor da valorização profissional do médico dermatologista.

Annia Cordeiro
Atual Presidente

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais

   

Localização

Localização via Google Maps

Nacional

SBD